As tendências evolutivas que hoje atraem a atenção sob a rubrica "globalização" modificam uma constelação histórica que se distinguiu pelo fato de o Estado, a sociedade e a economia estenderem-se, de certa maneira, de forma coextensiva dentro das mesmas fronteiras nacionais. O sistema econômico internacional, no qual os Estados traçam as fronteiras entre a economia interna e as relações de comércio exterior, transforma-se, na esteira da globalização dos mercados, numa economia transnacional. Isso eu vi de perto ontem. No bairro da Marambaia, Belém/Pa, tem uma pequena (pequena mesmo!) fábrica de sapatos. Toda sua produção vai pra Rússia. Com apoio do Banco do Brasil e do governo Brasileiro, essa fábrica cresce e tende criar uma expansão para outros países do leste europeu.
É a Marambaia globalizada!
3 comentários:
Será que vão exportar também o Sacramenta Nazaré? (rsrs). Lauande, falando sério, gostei do teu Blog. Vou divulgar. Sua fã.
Lauande, meu querido, adorei teu blog. Foi a Joana Silva que me disse. Que legal. Agora vou lê-lo com mais frequencia. Adorei o texto sobre o Almir Gabriel. Muito bom. Beijos.
Marambaia globalizada, esse é o Lauande.
Postar um comentário