15 de dezembro de 2006

Responsabilidade Social das Empresas

Caros amigos,

Ontem li que o IBGE já avalia que já são hoje mais de 13.000 empresas no Brasil que estão no rumo da responsabilidade social. Isso é um avanço fantástico para democracia. Esse conceito vem alterando o modo como as organizações gerenciam seus negócios, fazendo com que elas desenvolvam todas as suas ações de tal maneira que beneficiem a todos, do proprietário à sociedade.

Implementar um comportamento empresarial ético e tendo em vista o bem-estar comum, privilegiando o respeito às pessoas, à comunidade e ao meio ambiente, é trilhar o caminho da responsabilidade social. Um movimento que nasce num mundo percebido como complexo ou, ainda, uma atitude que brota da percepção da necessidade de outro(s) para sobreviver.

Empresas que adotam o comportamento socialmente responsável como recurso dentro do ambiente de trabalho costumam oferecer aos funcionários benefícios diversos, como aqueles relativos à saúde e à educação. Isso proporciona maior qualidade de vida no trabalho, gerando menor número de faltas, menor rotatividade de pessoal, bem como, maior produtividade e o que é melhor qualidade de vida.

Num mundo empresarial de concorrência acirrada, empresas também adotam a postura de responsabilidade social para se diferenciar dos concorrentes, por exemplo, fazendo doações de recursos para projetos educativos. Esse investimento é realizado com a ciência de que retornos interessantes podem ser obtidos: agregar valores à marca, obter maior valorização na sociedade e no mercado, promover a fidelidade do consumidor à marca, conquistar a confiança da comunidade.

Tanto a concorrência quanto o consumidor exigente são fatores que aumento o crescimento da preocupação social por parte das empresas.

Uma empresa que declara a responsabilidade social em sua missão vai além da busca de lucro financeiro, quer dizer, procura agregar valor a todos os seus componentes e a seu contexto. Adotar valores éticos claros (justiça, integridade e honestidade, por exemplo) é comprometer-se com uma política de mudança positiva. Eu que acredito numa sociedade socialista, penso que isso é um grande avanço societário.

Aquele abraço,
Lauande.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lauande, mais uma vez, muito bom teu artigo.

Anônimo disse...

Muito legal tua opinião,Lauande. também acho que o mundo empresarial tem avançado na ética.