O grande camarada e sociólogo Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho manda seu recado.
----------------------------------------------------------------
Notícias sobre o 1º Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia e Filosofia
Boletim nº 5 de 31 de maio de 2007
Agora só nos restam mais 15 dias para a abertura do nosso 1º Encontro Nacional. Em função da reunião da executiva nacional e estadual conjunta, ocorrida em 30 de maio de 2007, quarta-feira, conforme calendário nacional aprovado na 9ª Reunião da Coordenação Nacional da semana passada (dia 22 de maio, terça, ás 10h), queremos dar ampla divulgação das decisões, na medida em que de agora em diante, em não havendo mais reuniões da Coordenação Nacional até a data de 15 de junho, teremos que aproveitar este Fórum estadual para irmos tomando todas as decisões que se fizerem necessárias. Aqui vão elas:
1. Presentes na reunião – Além de mim, que no ato representava o Sinsesp, estiveram presentes ainda o Prof. Paulo Neves (sociólogo, Diretor Educacional da Apeoesp); Prof. Aldo Santos (Filosofia); Prof. Gilmar (Filosofia); Prof. Celso Torrano (Filosofia); Prof. Léo Tavares (Filosofia); Profª Nella Gonçalves (Secretária Executiva) e Maria Helena (M. Giora). Justificou ausência o Prof. Douglas Izzo, que se encontrava em Brasília em trabalho para a Apeoesp.
2. Ampliação de vagas – Discutiu-se a necessidade da CNTE (rede pública) e CONTEE (rede privada), ampliarem as suas 70 vagas em todo o país, para pelo menos cem vagas, pois a procura dos estados esta se intensificando e em algumas localidades as vagas destinadas são poucas. A mesma coisa tem sido quanto à cota dos estudantes pela UNE, um por estado para CS e um para Filosofia. Estudaremos abrir as inscrições diretamente pelo site bem como ampliar as vagas disponíveis. Aguardem mais informações sobre isso. Se houver pedidos de uma vaga a mais para professores de cursos de CS e de Filosofia, estas serão aceitas em princípios, pois muitos cursos não vão conseguir fazer-se presentes.
3. Inscrições no site – O site www.APEOESP. encontrosocefil. org.br já recebe inscrições com geração imediata de boletos bancários para os Cursos de CS e de Filosofia. As demais inscrições corporativas e institucionais serão feitas exclusivamente pelas próprias entidades a partir da ficha individual a ser preenchida pelos participantes, mas que nos será remetida por e-mail pelas próprias entidades gerais, que farão os pagamentos elas próprias e diretamente na conta da coordenação nacional pelo Banespa. Por isso é importante que todos os pedidos de aumentos de vagas sejam autorizados pela executiva nacional, ouvida a coordenação nacional através de consulta por e-mail.
4. Comissão de Redação de Propostas e Regimento Interno – Formamos uma comissão especial, por decisão da 9ª Reunião Nacional da semana passada, que terá a incumbência de receber até no máximo dia 10 de junho, domingo, sugestões e propostas que serão compiladas e sistematizadas para serem debatidas como propostas de resoluções finais com os participantes nas plenárias separadas que ocorrerão de Sociologia e de Filosofia a partir da manhã e tarde de domingo, dia 17 de junho, no encerramento do Encontro. A comissão vai escrever esse documento principal que será colocado nas pastas dos participantes e que será assinada por todas as 11 entidades. Essa comissão será formada pelas seguintes pessoas: Lejeune Mato Grosso de Carvalho; Paulo Neves, Douglas Izzo, Aldo Santos, Léo Tavares, Celso Torrano e Emmanuel Appel. Essa comissão terá a incumbência de escrever uma proposta de regimento interno que também será colocado nas pastas dos participantes e valerá para o funcionamento do Encontro.
5. Estandes – na medida em que na área interna do auditório Elis Regime serão montadas as mesas onde serão servidos os cafés e o coffe-break pelas manhãs e tardes dos dias 16 e 17 de junho, sábado e domingo, bem como o coquetel de abertura do dia 15, na sexta, pouco espaço sobrará, na área coberta, para a montagem dos estandes. Assim, ficou decidido que nessa área coberta ficarão única e exclusivamente as bancas dos apoiadores e patrocinadores, a saber: Editora Escala (Revistas Sociologia e Filosofia), SESC e o MEC, se assim o desejar. Fora do auditório, uma área não coberta (cuja cobertura nos custaria 3,9 mil reais que não estavam em nosso orçamento, na forma de tenda), poderão ser montadas, sem custo algum para o expositor as editoras que nos contataram até o presentes momento: Revista Fórum; Aroeira; Anita Garibaldi; Fundação Perseu Abramo; Ática; Escala Educacional; Expressão Popular e o Sindicato dos Psicólogos. Todas essas editoras e/ou entidades devem confirmar presença no e-mail socefil@apeoesp. org.br e serão credenciadas oficiais com crachás de expositores. Nada pagarão de custas para a organização, mas arcarão com as despesas de montagem das barracas e estandes, bem como eventuais taxas que se fizerem necessárias (não nos consta que existam), bem como poderão ter problemas com eventuais chuvas.
6. Orçamento – Parece que cresce a cada dia, pois novas despesas vão surgindo, nem sempre com a devida contrapartida orçamentária. Assim, aprovamos hoje, como absolutamente necessários, por exigências do próprio Anhembi e mesmo necessidade sugeridas por quem organiza eventos constantemente no local, as seguintes despesas extras e não previstas: a) segurança - $1,5 mil; b) recepcionistas - $1,2 mil; c) credenciamento por leitor óptico - $5 mil; d) gerador, UTI móvel, limpeza geral e brigadistas profissionais - $7,5 mil; e) rádios comunicadores - $0,85 mil. Há um cálculo ainda não orçado, que serão as milhares de cópias xérox do material que colocaremos nas pastas.
7. Conteúdos das Pastas – Aprovamos que todas as pastas poderão conter brindes na forma de revistas e livros cedidos gratuitamente por editoras que queiram promover seus materiais, bem como fichas de assinaturas de revistas. Nesse sentido, já se ofereceram para ceder revistas as editoras Anita Garibaldi (Princípios), Revista Fórum, Revistas Sociologia e Filosofia da Editora Escala. O SESC poderá doar livros e colocar as suas programações culturais de SP nas pastas, bem como a Editora Ática. Além dessas revistas e livros, a executiva aprovou os seguintes documentos: a) Parecer 38/06 da CEB/CNE; b) Resolução 04/06 da CEB/CNE; c) OCN de Sociologia e Filosofia (em pastas respectivas; para evitar gastos com xérox neste caso, estamos tentando obter com o MEC o envio de 800 exemplares dessas OCNs em formato livro da área de ciências humanas); d) Reportagem do MEC sobre a aprovação da obrigatoriedade; e) Regimento Interno; f) Dinâmica do Encontro, da mesa de abertura e a programação oficial; g) Folder (e uma camiseta e um botton, se conseguirmos viabilizar isso). Essas pastas serão montadas no auditório central da Apeoesp, na sexta-feira, dia 15/6, a partir das 8h da manhã.
8. Calendário – O novo calendário do Encontro ficou assim definido:
· Reunião do Coletivo Estadual de Professores de S&F – Dia 2 de junho, sábado, das 10h às 13h (Auditório Central da Apeoesp). Nessa reunião será feita uma listagem prévia dos 270 representantes da Apeoesp, bem como será apreciada um eventual aumento de vagas, bem como será feito um balanço de todos os encontros e reuniões regionais ocorridos;
· Data limite de inscrição no Site – 4 de junho – segunda-feira até ás 18h (Inscrições Prorrogadas);
· Reunião da Executiva – Dia 6 de junho, quarta-feira, das 13h30 ás 16h30 na Apeoesp (6º andar);
· Reunião da Executiva – Dia 13 de junho, quarta-feira, das 13h30 ás 16h30 na Apeoesp (6º andar);
· 10ª Reunião da Coordenação Nacional – Dia 15 de junho, sexta-feira, das 10h ás 13h (Auditório Central da Apeoesp);
· Abertura do 1º Encontro – Dia 15 de junho, Sexta-feira, às 19h no Auditório “Elis Regina”, no Palácio das Convenções do Anhembi.
Bem, por ora era o que tínhamos a comunicar e socializar informações com todos os colegas, amig@s e representantes de entidades e instituições participantes do Encontro Nacional. É fundamental que todas as entidades parceiras participantes do Encontro difundam ao máximo este boletim e coloquem informações em suas páginas na Internet.
Maiores informações e detalhes, vejam os nossos contatos: Secretaria Executiva – Apeoesp (6º andar) Praça da República, nº 282 – Centro – Cep: 01045-000 – São Paulo – SP. Fones: 11-3350-6060 e 3350-6127 e Fax nº 11-3350-6124. Correio Eletrônico socefil@apeoesp. org.br e Página na Internet: www.apeoesp. encontrosocefil. org.br Secretária-executiva : Profª Nella Gonçalves.
Forte abraço a tod@s e até o próximo boletim
Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho, Sociólogo, Escritor, Arabista e ProfessorVice-Presidente do Sindicato dos SociólogosSociólogo da Fundação UnespMembro da Academia de Altos Estudos Ibero-árabe de LisboaMembro da International Sociological AssociationCelulares: 11-9887-1963 e 19-8196-3145Residência: 11-6155-4478Site: www.sociologos. org.br
----------------------------------------------------------------
Notícias sobre o 1º Encontro Nacional sobre Ensino de Sociologia e Filosofia
Boletim nº 5 de 31 de maio de 2007
Agora só nos restam mais 15 dias para a abertura do nosso 1º Encontro Nacional. Em função da reunião da executiva nacional e estadual conjunta, ocorrida em 30 de maio de 2007, quarta-feira, conforme calendário nacional aprovado na 9ª Reunião da Coordenação Nacional da semana passada (dia 22 de maio, terça, ás 10h), queremos dar ampla divulgação das decisões, na medida em que de agora em diante, em não havendo mais reuniões da Coordenação Nacional até a data de 15 de junho, teremos que aproveitar este Fórum estadual para irmos tomando todas as decisões que se fizerem necessárias. Aqui vão elas:
1. Presentes na reunião – Além de mim, que no ato representava o Sinsesp, estiveram presentes ainda o Prof. Paulo Neves (sociólogo, Diretor Educacional da Apeoesp); Prof. Aldo Santos (Filosofia); Prof. Gilmar (Filosofia); Prof. Celso Torrano (Filosofia); Prof. Léo Tavares (Filosofia); Profª Nella Gonçalves (Secretária Executiva) e Maria Helena (M. Giora). Justificou ausência o Prof. Douglas Izzo, que se encontrava em Brasília em trabalho para a Apeoesp.
2. Ampliação de vagas – Discutiu-se a necessidade da CNTE (rede pública) e CONTEE (rede privada), ampliarem as suas 70 vagas em todo o país, para pelo menos cem vagas, pois a procura dos estados esta se intensificando e em algumas localidades as vagas destinadas são poucas. A mesma coisa tem sido quanto à cota dos estudantes pela UNE, um por estado para CS e um para Filosofia. Estudaremos abrir as inscrições diretamente pelo site bem como ampliar as vagas disponíveis. Aguardem mais informações sobre isso. Se houver pedidos de uma vaga a mais para professores de cursos de CS e de Filosofia, estas serão aceitas em princípios, pois muitos cursos não vão conseguir fazer-se presentes.
3. Inscrições no site – O site www.APEOESP. encontrosocefil. org.br já recebe inscrições com geração imediata de boletos bancários para os Cursos de CS e de Filosofia. As demais inscrições corporativas e institucionais serão feitas exclusivamente pelas próprias entidades a partir da ficha individual a ser preenchida pelos participantes, mas que nos será remetida por e-mail pelas próprias entidades gerais, que farão os pagamentos elas próprias e diretamente na conta da coordenação nacional pelo Banespa. Por isso é importante que todos os pedidos de aumentos de vagas sejam autorizados pela executiva nacional, ouvida a coordenação nacional através de consulta por e-mail.
4. Comissão de Redação de Propostas e Regimento Interno – Formamos uma comissão especial, por decisão da 9ª Reunião Nacional da semana passada, que terá a incumbência de receber até no máximo dia 10 de junho, domingo, sugestões e propostas que serão compiladas e sistematizadas para serem debatidas como propostas de resoluções finais com os participantes nas plenárias separadas que ocorrerão de Sociologia e de Filosofia a partir da manhã e tarde de domingo, dia 17 de junho, no encerramento do Encontro. A comissão vai escrever esse documento principal que será colocado nas pastas dos participantes e que será assinada por todas as 11 entidades. Essa comissão será formada pelas seguintes pessoas: Lejeune Mato Grosso de Carvalho; Paulo Neves, Douglas Izzo, Aldo Santos, Léo Tavares, Celso Torrano e Emmanuel Appel. Essa comissão terá a incumbência de escrever uma proposta de regimento interno que também será colocado nas pastas dos participantes e valerá para o funcionamento do Encontro.
5. Estandes – na medida em que na área interna do auditório Elis Regime serão montadas as mesas onde serão servidos os cafés e o coffe-break pelas manhãs e tardes dos dias 16 e 17 de junho, sábado e domingo, bem como o coquetel de abertura do dia 15, na sexta, pouco espaço sobrará, na área coberta, para a montagem dos estandes. Assim, ficou decidido que nessa área coberta ficarão única e exclusivamente as bancas dos apoiadores e patrocinadores, a saber: Editora Escala (Revistas Sociologia e Filosofia), SESC e o MEC, se assim o desejar. Fora do auditório, uma área não coberta (cuja cobertura nos custaria 3,9 mil reais que não estavam em nosso orçamento, na forma de tenda), poderão ser montadas, sem custo algum para o expositor as editoras que nos contataram até o presentes momento: Revista Fórum; Aroeira; Anita Garibaldi; Fundação Perseu Abramo; Ática; Escala Educacional; Expressão Popular e o Sindicato dos Psicólogos. Todas essas editoras e/ou entidades devem confirmar presença no e-mail socefil@apeoesp. org.br e serão credenciadas oficiais com crachás de expositores. Nada pagarão de custas para a organização, mas arcarão com as despesas de montagem das barracas e estandes, bem como eventuais taxas que se fizerem necessárias (não nos consta que existam), bem como poderão ter problemas com eventuais chuvas.
6. Orçamento – Parece que cresce a cada dia, pois novas despesas vão surgindo, nem sempre com a devida contrapartida orçamentária. Assim, aprovamos hoje, como absolutamente necessários, por exigências do próprio Anhembi e mesmo necessidade sugeridas por quem organiza eventos constantemente no local, as seguintes despesas extras e não previstas: a) segurança - $1,5 mil; b) recepcionistas - $1,2 mil; c) credenciamento por leitor óptico - $5 mil; d) gerador, UTI móvel, limpeza geral e brigadistas profissionais - $7,5 mil; e) rádios comunicadores - $0,85 mil. Há um cálculo ainda não orçado, que serão as milhares de cópias xérox do material que colocaremos nas pastas.
7. Conteúdos das Pastas – Aprovamos que todas as pastas poderão conter brindes na forma de revistas e livros cedidos gratuitamente por editoras que queiram promover seus materiais, bem como fichas de assinaturas de revistas. Nesse sentido, já se ofereceram para ceder revistas as editoras Anita Garibaldi (Princípios), Revista Fórum, Revistas Sociologia e Filosofia da Editora Escala. O SESC poderá doar livros e colocar as suas programações culturais de SP nas pastas, bem como a Editora Ática. Além dessas revistas e livros, a executiva aprovou os seguintes documentos: a) Parecer 38/06 da CEB/CNE; b) Resolução 04/06 da CEB/CNE; c) OCN de Sociologia e Filosofia (em pastas respectivas; para evitar gastos com xérox neste caso, estamos tentando obter com o MEC o envio de 800 exemplares dessas OCNs em formato livro da área de ciências humanas); d) Reportagem do MEC sobre a aprovação da obrigatoriedade; e) Regimento Interno; f) Dinâmica do Encontro, da mesa de abertura e a programação oficial; g) Folder (e uma camiseta e um botton, se conseguirmos viabilizar isso). Essas pastas serão montadas no auditório central da Apeoesp, na sexta-feira, dia 15/6, a partir das 8h da manhã.
8. Calendário – O novo calendário do Encontro ficou assim definido:
· Reunião do Coletivo Estadual de Professores de S&F – Dia 2 de junho, sábado, das 10h às 13h (Auditório Central da Apeoesp). Nessa reunião será feita uma listagem prévia dos 270 representantes da Apeoesp, bem como será apreciada um eventual aumento de vagas, bem como será feito um balanço de todos os encontros e reuniões regionais ocorridos;
· Data limite de inscrição no Site – 4 de junho – segunda-feira até ás 18h (Inscrições Prorrogadas);
· Reunião da Executiva – Dia 6 de junho, quarta-feira, das 13h30 ás 16h30 na Apeoesp (6º andar);
· Reunião da Executiva – Dia 13 de junho, quarta-feira, das 13h30 ás 16h30 na Apeoesp (6º andar);
· 10ª Reunião da Coordenação Nacional – Dia 15 de junho, sexta-feira, das 10h ás 13h (Auditório Central da Apeoesp);
· Abertura do 1º Encontro – Dia 15 de junho, Sexta-feira, às 19h no Auditório “Elis Regina”, no Palácio das Convenções do Anhembi.
Bem, por ora era o que tínhamos a comunicar e socializar informações com todos os colegas, amig@s e representantes de entidades e instituições participantes do Encontro Nacional. É fundamental que todas as entidades parceiras participantes do Encontro difundam ao máximo este boletim e coloquem informações em suas páginas na Internet.
Maiores informações e detalhes, vejam os nossos contatos: Secretaria Executiva – Apeoesp (6º andar) Praça da República, nº 282 – Centro – Cep: 01045-000 – São Paulo – SP. Fones: 11-3350-6060 e 3350-6127 e Fax nº 11-3350-6124. Correio Eletrônico socefil@apeoesp. org.br e Página na Internet: www.apeoesp. encontrosocefil. org.br Secretária-executiva : Profª Nella Gonçalves.
Forte abraço a tod@s e até o próximo boletim
Lejeune Mato Grosso Xavier de Carvalho, Sociólogo, Escritor, Arabista e ProfessorVice-Presidente do Sindicato dos SociólogosSociólogo da Fundação UnespMembro da Academia de Altos Estudos Ibero-árabe de LisboaMembro da International Sociological AssociationCelulares: 11-9887-1963 e 19-8196-3145Residência: 11-6155-4478Site: www.sociologos. org.br
Um comentário:
Lauande, vai até maconha nesse encontro? Se não tiver, eu não vou.
Postar um comentário