“Delgadina, a jovem que cose botões durante o dia, emana na cama o calor e a ingenuidade que, ao fim de noventa anos, dão sentido à vida. Delgadina é o corpo em eterno sono e sonhos de valeriana feitos, e é a alma que enche os dias do velho, quando estão longe um do outro. E ele prefere-a assim, numa espécie de sono que prolonga pelas noites adentro”.
Este trecho acima é Gabriel García Márquez no seu maravilhoso livro “Memória das minhas putas tristes”.
Lê-se depressa. Ele é saboroso de demais que eu li na depressa. Num piscar de olhos. Uma tarde e noite.
Eu já vivi, desde adolescente, o que viveu Garcia Márquez.
Outra boa dica.
35 comentários:
Lauande,
Só não vale escrever a memória das tuas... ehehehe...
Abraços companheiro
"Como numa festa de quermesse, ela chegava alegre, saltitante, jogando o olhar na penumbra do grande salão oval com suas mesas lotadas de 'homens sérios'da cidade -,guardando como troféus no colo suas adoráveis parceiras da noite.
O vestido de chita meio azulado escondia o corpo esbelto de Dina,20 anos, ali presente jogando o olhar aflito para certificar minha chegada. Dina trabalhava de dia na lanchonete "Batucão" e à noite transformava-se na rapariga preferida das minhas madrugadas de sexo, maconha e violão.
Sob o vestido, sem calcinha, escondia o odor tonificante do mel a escorrer-lhe coxas, com olhos de gata-maracajá buscando o carinho do homem a lhe chamar de seu".
O texto acima encontra-se ainda no faz e refaz das leituras e releituras exigentes. Um pequeno trecho daquilo presumo ser, num amanhã, a história das putas que tanto amei. Ao todo, quinze putas que me fizeram chorar em desespero de ciúmes.
Um abraço, Lauande.
PS- Vou devorar as putas de Garcia, correndo.
Força amigo!
A blogosfera paraense torce por vc!
Lauande , boa dica de novo.
Não esqueçam de "Travessuras da Menina Má" do Mario Vargas Llosa , um Llosa menor mas ainda um Llosa ; quem se arrastou , chorou , sofreu , lambeu os pés de uma piva ; como nós ; certamente vai se identificar e gostar.
Hiroshi , vc mandou muito bem e publique logo o seu : "Conto das 15 pivas" , que vou correndo comprar.
O anonimo das 4:43 é o alcóolatra conhecido
Tadeu
Abs
Lauande, somente agora, 17:48, tomo conhecimento do que lhe aconteceu. Estou aqui torcendo e rezando pra você tirar essa 'de letra'.
As letras te esperam em nome do grande Brasil do Conhecimento pelo qual tanto lutas.
Deus te proteja.
Irmão,
Sei que tu não acreditas, mas eu acredito!
Peço ao bom Deus que te proteja, sinceramente!
Vamos discutir ainda muita essa porra da política paraense...
Deus te proteja!
Pedro
Como diz o Dr. Carlos Barreto do Flanar, a blogosfera de todo o mundo reza pela tua saúde.
Deus é pai, não padrasto. Você e nenhum homem de bem merece isso.
Força mano. Que Deus te abençoe e com seu poder e misericórdia te pegue na mão e te levante dessa cama.
Amém!
Lauande, to torcendo pela tua recuperação. Força e que Deus te ilumine. Claudia Aguilla
Lau, muita força meu amigo! Teus amigos, que tanto gostam de ti, estão rezando pela tua recuperação. Eu faço parte dessa "legião" viu? Um Bjão!
Enize Vidigal
Lauande,
Você vai vencer mais essa luta.
Estamos todos com você.
Ontem foi comemorado em Cuba o 54º Aniversário do Assalto ao Quartel Moncada. Três anos depois, ocorreu o desembarque do Granma. Mais três anos, os barbudos vitoriosos entravam em Havana.
Você é como eles, que diziam:
Si salgo, llego; si llego, entro; si entro, triunfo.
Você vai triunfar, camarada.
Caboco, devo ter sido um dos últimos a falar contigo antes dessa tragégida. Quando soube corrir para o Metropolitano. Sei que tu melhoraste e vai sair dessa. Te espero logo para continar a convesa de quinta.
Força caboco, teus amigos estão contigo.
Newton Pereira
Também estou na torcida pela tua recuperação. Quando passares de novo por aqui, saberás que te deixei este abraço, com o desejo de que toda a tua família encontre força e serenidade para enfrentar essa adversidade, que passará.
O povo está lembrando que não acreditas em Deus, mas Ele não se importa com isso. E gosta de ti porque és correto, um homem de bem. Está cuidando de ti e há de atender às nossas preces. Saúde, irmão!
Estou mentalizando pela tua recuperação, Lauande. Conta comigo também.
Este lugar não é para os bons. Pra nós que ficamos aqui, embasbacados com o desamor mundano e com a banalidade humana, não nos cabe questionar os desígnios de Deus. Somos pequenos demais para compreender a grandeza divina.
A duras penas vamos compreendendo que nada mais vale nesta vida do que o AMOR. Nosso caro Eduardo Lauande foi um homem riquíssimo porque cativou muitos corações. Ele soube amar e ser amado como pouca gente consegue.
Na SEPOF, ele recebeu uma super despedida ao sair da Diretoria de Planejamento, em maio, por motivos de saúde. Na época, me chamou a atenção o tamanho do carinho q ele cativou nos colegas em apenas 5 meses de convivência. Ví uma galera disputando pra tirar fotos com o Lau, enquanto ele assistia a tudo sentado numa cadeira, com uma expressão mista de alegria e surpresa.
Sei que o Lau não é menos querido na sua família, entre os amigos, na UFPA ou entre o meio político. A sua despedida é dolorosa porque temos a certeza do amor que sentimos por ele.
Nós aqui, que tivemos o prazer de conviver com o Lau, choramos a partida dele porque somos tolos e egoístas, não o queríamos distante de nós. Mas sei que o dia de hoje será como aquele da saída dele da SEPOF: vai ser muito bem recebido para onde se dirige porque o céu está em festa!
Com profunda amizade,
Enize Vidigal
Meu caro Lauande, soube hoje que vc tinha sido baleado em um assalto. Espero ansiosamente que tudo corra bem e que vc retorne com mais energia e vivacidade do que nunca. Estou rezando por vc amigo. Que Deus te proteja e te cure.
Alberto Damasceno
Adeus querido amigo, sentimos por sua partida. Na lembrança fica o seu sorriso e sua força no trabalho de sonhar pra todos nós um mundo melhor
Estou escrevendo isso com o coração partido, e os olhos cheios de lágrimas, perguntando o porque disso tudo, não dá pra acreditar, que uma pessoa tão boa, alegre, amigo, companheiro sim, de todas as horas, chegaste na SEPOF no dia 02/01, sendo recebido por nós DIPLAN (Diretor de Planejamento), foi amor a primeira vista de amigo, irmão, senti a sinceridade em voce, por isso vou dizer, eu tive o privilégio em 6 meses de ter voce como meu Diretor.
É com muita saudade, de amigo que eu digo: Adeus Dr. Eduardo, sua
eterna secretária e sempre
Aldemira Gomes
Que encontres no outro plano a paz que te foi negada aqui pelo teu semelhante.
A família Lauande apresento meus sentimentos de pesar.
Grande Professor,
Não deu tempo, como eu havia prometido, de comentar seu post sobre a UFPA. Fica então meu agradecimento por teres compartilhado teu conhecimento de forma tão bacana.
Obrigado companheiro.
Irei ler teu post sobre o melhor momento da escola para meu filho e esposa.
Meus sentimentos e compaixão para sua família e amigos.
Marky Brito
Engenheiro Florestal
Rio Branco, Acre
Quando recebi o telefonema dizendo que não houve como resistir ao golpe covarde, me fechei em oração, e pedi ao Pai-todo-poderoso proteção a esse grande comunista...
Estou triste, vida que se perde absurdamente... Vai fazer falta irmão.
Adeus...
Não conheci o Lauande pessoalmente; tínhamos um grande amigo em comum e eu sempre andava por aqui atrás de sua boa polêmica. Gostaria muito de ter-lhe sido apresentado. A imagem que ficará, para mim, é a de um idealista, um democrata, alguém preocupado com o bem comum, em um mundo onde poucos ainda ligam pra isso.
Meus mais profundos e sinceros sentimentos à sua família.
Lauande vive!
Viva Lauande!
Descanse em paz, nobre blogueiro.
Obrigado por tudo que vc escreveu ao longo deste período. Não te conhecia pessoalmente mas, pela blogosfera, trocamos alguns posts. O suficiente para ter uma idéia de seu bom humor e compromisso político. Um contato leve, solidário mas, marcante.
À família, atingida pelo drama de sua brusca partida, minhas sinceras condolências.
À família:
Que o bom Deus os console, ilumine e proteja neste momento de dor.
Que o Lauande encontre seu caminho e siga rumo aos braços do Pai.
Ninguém morre.
Não existe morte.
Que as bênção de Deus, Sua divina misericórdia e paz estejam com vocês e com seu amado ente querido.
Soube ontem, do ocorrido, através dos jornais, mas não associei o nome a pessoa, até porque não o conhecia. Somente nesta manhã, ao saber que Lauande tinha blog, corri para a blogosfera para o blog do Pedro Nelito e então, foi um choque e a tristeza abateu-me. O Nelito sempre fazia comentários sobre ele em seu blog. Somente hoje, pela primeira vez acessei o blog do Lauande e percebo o quanto perdi em comentários com suas postagens maravilhosas. Mas, nunca é tarde para recuperar o que é bom. Acabo de fazer o link de suas memórias e também uma homenagem especial em meu blog. Grande perda para a blogosfera. Meus sentimentos à família e que Lauande seja sempre iluminado...
Mari
Primo, Espero que teu espírito encontre paz rapidamente!! Nós ficaremos por aqui, rezando por ti e por todos nós !! Vai com Deus !!
Launde. Tive a sorte de te conhecer e conviver bons momentos de sua vida. Não tenho dúvida que tua contribuição através de seu bom humor e inteligencia iluminaram muitas pessoas. Sou um daqueles que vibrava com tua alegria e disposição, irás deixar muitas saudedades para aqueles que tiveram a possibilidade de conviver com esta IMPOLUTA PESSOA, termo que você muitas vezes utilizou para se referir a minha pessoa, que jamis esquecerei e te considero assim. Viva em paz meu querido amigo.
Fernando Moraes
Desde ontem meu coração emudeceu e uma profunda melancolia me envolve. Ainda é muito estranho perceber que o nosso Lauande, não está mais entre nós - fisicamente, como bem disse o Alencar - pois o meu afeto, minha estima e admiração - continuam e serão sempre os mesmos: intensos, verdadeiros e perenes!
Soube ontem do ocorrido, através do blog do Alencar e, mesmo antes de ter a notícia de sua partida confirmada, chorei e derramei as lágrimas do amor fraterno que sentia por ele, porque sabia que nunca mais receberia seus leves e divertidos emails, os quais criaram, desenvolveram e fortaleceram o que eu poderia chamar de nossa ciber-amizade. Virtual na comunicação, mas concreta na emoção. Emoção esta presente tanto na alegria que sentia quando nos falávamos ( ou melhor nos líamos), quanto na dor profunda que me toca neste momento.
Para mim, com a partida dele o mundo se encolhe e se retrai um pouco, porque Lauande ocupava um grande espaço neste universo , pois carregava dentro de si um grande ser humano, muitos ideais, muita alegria e sobretudo, um amor gigante por todos que o conheciam. Sim, o mundo se apequena um pouco mais, sem ele!
Amigos e Amigas solidarizemo-nos com a nossa perda, continuemos todos - ao modo particular de cada um - a travar a batalha pela vida, pela dignidade humana, solidariedade social e pela alegria de viver, em honra e homenagem ao nosso amado e estimado Lauande.
Que este caminho sombrio e triste que percorrem, neste momento, os familiares dele -(sua esposa Débora, sua Mãe, seu Sobrinho Salim e Seus Irmãos) seja iluminado pelo profundo sentimento de carinho e apreço que nos unia a todos a esse doce menino Lauande, que parecendo uma de suas muitas travessuras, se esconde de nossos olhos, mas que permanecerá sempre em nossas mentes e corações!
Vá em paz meu adorável amigo! Sempre o encontrarei em minhas melhores lembranças.
Com eterna saudade,
Nely
Meu amigo,
Tenho fé de que, onde quer que estejas, tua inteligência, alegria e brilho contagiarão os que te cercam.
A seus familiares minha solidariedade e carinho.
Alberto Damasceno
A sua marca registrada era a inrreverência e capacidade de ser acima de tudo amigo, solidario e apaixonado pela vida.
Os grandes pensadores nunca morrem, suas teses estao ai para comprovar a sua resistência pelo que você defendia.
Suas ideias e seu sorriso estará sempre em meu coração.
Eduardo:
Ao saber da notícia várias lembranças me vieram à mente, apesar de não vê-lo a 30 anos, aproximadamente! Afinal, foi uma infância cheia de alegria e muita brincadeira na casa de Tio Salim. Lembranças estas que jamais se apagarão.
De qualquer forma, fico profundamente triste com tal tragédia. Que Deus te receba e te proteja eternamente!
O anônimo anterior é o Fernando Lauande que, ao acessar o blog do Eduardo, pude ver que, de maneira singela, fez referência a uma das lembranças que tenho daquela época a qual me referi.
Que coisa legal!!!!
Um grande abraço
Fernando Lauande
Postar um comentário