12 de junho de 2008

Campanha "Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro"


Encontro Ampliado de Articulação da Campanha
'Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro'
Dia 14 de junho/2008
Casa da Linguagem – Belém/PA

CONVITE

“...Quem quiser vir nessa festa
Não precisa convidar,
Já deu na Folha do Norte e na Província do Pará...”
(Cantiga de abertura das festas da Irmandade de S. Benedito/S. Novo)


Às
Organizações e indivíduos integrantes e simpatizantes da Campanha

Prezado(a)s;

Junho chegou, com seus terreiros coloridos, seus santos festeiros e sua alegria de arraial. É no clima deste mês-cortejo-cordão que convidamos vocês para participarem de mais um Encontro Geral de Articulação da Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro”, a ocorrer no dia 14 de junho de 2008 (sábado), das 08 às 13 h, no auditório da Casa da Linguagem, localizada na Avenida Nazaré esquina com a Tv. Assis de Vasconcelos, em Belém/PA.

A Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro” é uma iniciativa que busca sensibilizar, mobilizar e articular a sociedade em torno da valorização e do reconhecimento do Carimbó como patrimônio imaterial da cultura brasileira, considerando que esse gênero musical tradicional é um elemento fundamental da identidade cultural do povo paraense, amazônida e brasileiro. Organizada por entidades e grupos culturais de vários municípios, esta Campanha é um desdobramento do processo nascido das discussões realizadas no Festival de Carimbó de Santarém Novo desde 2005, tendo o apoio do IPHAN, SECULT, Fundação Curro Velho, FUNTELPA e outras instituições.

Este Encontro reunirá todas as organizações e indivíduos/as já envolvidos na Campanha, coordenadores/as e integrantes das comissões de trabalho, assim como aqueles/as interessados/as em contribuir com a mesma, sendo nosso principal espaço de discussão e decisão. Também teremos a presença das comissões organizadoras de vários municípios do interior paraense, com informações sobre suas atividades locais. Além disso, o encontro deverá fazer a avaliação das atividades realizadas em maio e discutir as propostas para o mês de junho.

Pedimos que cada participante (aqueles que puderem) traga algum tipo de alimento para ser partilhado no lanche. Também solicitamos que, em função do espaço estar cedido para nós somente até as 13 h, todos/as possamos chegar no horário combinado. Também pedimos aos grupos e entidades que tragam preenchido o cadastro da campanha que entregamos anteriormente.

Abaixo enviamos o relato do último encontro geral da Campanha, ocorrido em maio.

Informações e confirmação de participação podem ser feitas pelos telefones (91) 9995-4422 (Isaac), (91) 8112-8205 (Railson) e (91) 8167-8783 (Flávio), ou através do correio eletrônico http://br.mc313.mail.yahoo.com/mc/compose?to=carimbopatrimonioculturalBR@gmail.com

Aguardamos vocês em nosso terreiro. Que venham guarnecidos por Santo Antônio, São João, São Pedro, São Marçal e São Benedito.


a) Coordenação


Visite o blog da Campanha: http://www.campanhacarimbo.blogspot.com/

Um comentário:

nivaldo soares costa disse...

Inicialmente como paraense amante de Marapanim, Cachoeira do Arari, Santarém Novo, Igarapé Açú e Belém do Pará, esta não poderia faltar, temos muito que lutar para ver o nosso Carimbó uma "obra de arte viva" no cenário cultural e, porque não, artístico do País. Somos de uma região que recebe atenção dos governantes em míseros 30% da sua preocupação nacional, contudo somos uma região rica, próspera e este é o momento oportuno para jogar lenha na nossa luta e nos fazermos enxergar pelo restante do Brasil. Está nos olhos do mundo, a Amazônia, as mudanças climáticas do planeta, Belo Monte, Calypso, Joelma, Ana Júlia, nossa primeira mulher governadora e este movimento pelo Carimbó que eleva, embeleza e encanta a mulher e os rítmos puramente paraenses, mas que também se irradiam por toda a Amazônia brasileira e até inernacional. Valeu-nos Carimbó, Valeu-nos Mestre Verequete, Pinduca e campania. Valeu-nos Pará e os paraenses.