Nesta tarde tive um agradável papo com o advogado Tito Viana. Estávamos na Vinoca, eu tomando um tacacá e Tito deliciava-se com um pastel. Só o conhecia de pequenos comprimentos no dia a dia, mas hoje aprofundamos algumas idéias e pude perceber a solidez de seus conhecimentos na área da política. Falamos de social-democracia, de fisiologismo no parlamento, analizamos o perfil de alguns líderes santarenos.
Mas a notícia que me deu e me agradou muito, foi que o PSDB local está articulando a vinda para Santarém do Instituto Teotônio Vilela. Uma ONG que atua na formação política de líderes.
Fico torcendo para que chegue logo, pois a maior carência dos líderes locais é de formação teórica, sociológica e ideológica. E como diz Bertold Brecht "O pior analfabeto é o analfabeto político, ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo da vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio. Dependem das decisões políticas". E tem muito vereador nessa situação. Nossa situação é tão caótica, que venha de onde vier, qualquer esforço para se aumentar o nível do debate político é positivo.
Paulo Sena
Um comentário:
Já foram publicadas as fotos dos suspeitos no blog dos procurados pela Polícia Civil do Pará. Fiz uma remissão em meu blog.
Postar um comentário